ArgentinaBrasilCopa do Mundo

Jogadores gringos no Brasil e os salários que encantam | FutNews

O futebol brasileiro está em alta! Recentemente, o Corinthians trouxe o Depay, o Vasco se garantiu com o Payet, e o Grêmio fez a festa ao contratar o Braithwaite. Isso sem contar as estrelas que já brilharam por aqui, como o Suárez, que vestiu a camisa do Tricolor Gaúcho, e o James Rodríguez, que se destacou no São Paulo. O que está acontecendo? Os clubes brasileiros estão pagando salários que atraem jogadores que antes nem pensavam em vir para o Brasil!

O crescimento surpreendente dos salários no Brasil



De acordo com um levantamento do Bolavip Brasil, nos últimos cinco anos, o valor médio de salário no Campeonato Brasileiro aumentou em impressionantes 13,5% por temporada. Para efeito de comparação, esse crescimento supera a evolução salarial nas cinco maiores ligas da Europa. E como isso foi medido? A pesquisa considerou todos os salários anuais dos clubes das divisões de elite do Brasil e de países como Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e França entre 2020 e 2024.

O site Capology, especialista no assunto, analisou a quantidade de atletas que atuaram nas respectivas ligas durante cada temporada avaliada. O que se viu foi que, enquanto o futebol europeu apresentava um crescimento tímido, o Brasileirão disparava como um foguete!

Comparação com o futebol europeu



Em 2020, o salário médio dos jogadores no Brasil era de 388 mil euros (cerca de R$ 2,5 milhões). Em 2024, esse número saltou para 669 mil euros (aproximadamente R$ 4,3 milhões). Quase o dobro! Agora, se você estiver pensando que os jogadores estavam felizes na La Liga, é melhor pensar de novo. Na Espanha, os salários caíram em média 3,1% por temporada nos últimos cinco anos. Então, é compreensível que jogadores como Depay e Braithwaite tenham decidido trocar o sol espanhol pelo calor brasileiro.

Na Itália, a situação não é muito diferente; a redução foi de 2,1% por temporada. O que antes era um abismo entre os salários italianos e brasileiros está se tornando um pequeno desnível. Em 2020, a diferença era de 401%, agora é de apenas 167%.

Comparativo de salários entre ligas



Embora a Premier League seja a liga mais rica do mundo, com seus clubes oferecendo os melhores salários, o crescimento salarial na Inglaterra, que foi de 4,6% por temporada, ainda está atrás do que o futebol brasileiro tem experimentado. Na França, o crescimento foi de 4,4%, e na Alemanha, 2,6%.

E onde o Brasil se posiciona nesse ranking? Em 2024, os clubes do Campeonato Brasileiro ocupavam a sétima posição em salários, atrás das cinco principais ligas europeias e da Turquia, mas à frente de ligas como a portuguesa, holandesa e belga. Mais impressionante ainda é que o Brasil é a liga que mais paga nas Américas, superando os salários do México e dos Estados Unidos.

 

Em resumo, se você é um jogador de futebol e estava pensando em novos ares, o Brasil se tornou um verdadeiro paraíso financeiro. Com salários que crescem a passos largos, fica difícil resistir à tentação de brilhar sob o sol tupiniquim. E aí, quem será o próximo a cruzar o Atlântico para dar um show nos gramados brasileiros? O tempo dirá, mas uma coisa é certa: o futebol brasileiro está mais atraente do que nunca!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo