Carlinhos do Flamengo suspenso: soco no VAR causa polêmica | FutNews

Em um episódio que vai ficar na história do futebol brasileiro por sua mistura de drama e comédia, o atacante do Flamengo, Carlinhos, foi punido com uma suspensão de 30 dias e uma multa de R$ 5 mil pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O motivo? Um pequeno desentendimento com a cabine do VAR durante a partida contra o Grêmio. Sim, você leu certo! Carlinhos decidiu que a cabine do VAR era a última bolacha do pacote e, em um momento de “frustração esportiva”, deu um soco nela ao deixar o campo. Isso mesmo, a cabine do VAR, que claramente não estava preparada para um confronto dessa magnitude.
A confusão na partida
Na partida em questão, realizada no dia 22 de setembro, Carlinhos foi expulso após dar um tapa no rosto do zagueiro Kannemann. Irritado com a decisão, ele resolveu descontar sua raiva na cabine do VAR, resultando na quebra da parte acrílica de proteção. A Procuradoria não deixou passar batido e, com uma rapidez digna de um árbitro em final de campeonato, denunciou o jogador nos artigos 254-A e 219 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O que é mais interessante é que, na primeira instância, as acusações foram desclassificadas, mas a Procuradoria não ficou satisfeita e decidiu recorrer.
As expertises do STJD
O STJD, que é o Tribunal que adora um bom drama, decidiu que a infração de Carlinhos merecia uma reavaliação. Afinal, quem não gosta de um bom reviravolta? O relator do caso, Rodrigo Aiache, foi a personificação da seriedade e apresentou a pena de 30 dias de suspensão e a multa. As divergências começaram a surgir como torcedores brigando na arquibancada. Enquanto alguns auditores votaram contra a punição, outros a apoiaram, deixando a decisão em um “empate” climático. Quase como um pênalti decisivo na final da Copa do Mundo!
Reações e reflexões
E agora, o que fazer? Carlinhos, ao que parece, queria apenas reclamar da arbitragem. Segundo seu advogado, Michel Assef Filho, a intenção de Carlinhos não era danificar nada, mas sim expressar sua insatisfação. Ah, as famosas “justificativas”! É quase como aquele momento em que você diz que não vai mais comer tarde da noite, mas acaba devorando um pote de sorvete. A Procuradoria focou na questão de que a cabine do VAR é uma estrutura oficial do jogo e deve ser respeitada, mas, Carlinhos, talvez tenha percebido tarde demais que seu soco estilo “boxeador” não era a melhor forma de protestar.
O legado de Carlinhos e seu futuro no Flamengo
Com a suspensão, Carlinhos ficará de fora dos primeiros jogos do Campeonato Carioca em 2025. O Flamengo, por sua vez, terá que buscar alternativas para contornar essa baixa. Os torcedores já estão se perguntando: será que o Flamengo vai encontrar outro jogador que tenha o mesmo espírito de luta de Carlinhos, mas que escolha menos “agressões” contra estruturas do estádio?
Em resumo, a história de Carlinhos serve como um lembrete de que, no futebol, é sempre bom manter a calma, mesmo que a arbitragem esteja te fazendo puxar os cabelos. E da próxima vez que você pensar em reclamar de algo, lembre-se: a cabine do VAR definitivamente não é um saco de pancadas!