São Paulo e Evangelos Marinakis: Parceria Sendo Tratada | FutNews

O São Paulo está à beira de firmar uma parceria internacional que pode transformar o futuro das suas categorias de base. E não é qualquer parceria, não! Estamos falando do magnata grego Evangelos Marinakis, o dono de clubes como o Nottingham Forest (Inglaterra), o Olympiacos (Grécia) e o Rio Ave (Portugal). O presidente Julio Casares já se reuniu com o empresário duas vezes – uma no Brasil e outra na Inglaterra – para discutir como a força de um bilionário pode dar aquele empurrãozinho nas categorias de base do Tricolor.
O que está em jogo?
Primeiro, vale esclarecer uma coisa importante: o São Paulo não vai vender o controle da sua base para Marinakis. Nada de perder o tesouro de Cotia. A conversa gira em torno de uma parceria que ajude a aumentar os investimentos e a estrutura das categorias de base do Tricolor. E, claro, dar aquele boost no intercâmbio de jogadores e profissionais. No fundo, o que se busca é aumentar a captação de jovens talentos, que sempre foi uma das maiores forças do clube, mas que anda com o freio de mão puxado por conta da falta de recursos.
Mais grana, mais garotos, mais futebol
A ideia é clara: se a parceria sair do papel, o São Paulo terá mais poder financeiro para pescar talentos antes de outros clubes e conseguir formar uma base ainda mais competitiva. Hoje, o Tricolor foca muito na formação completa dos garotos em Cotia, mas a falta de grana impede o clube de tirar promessas de outros times. Com Marinakis no negócio, a expectativa é que o São Paulo consiga dobrar suas chances de contratar meninos prodígios para a base – e quem sabe, até criar uma linha de produção imbatível de futuros craques.
A fama de Marinakis
Agora, quem é esse tal Evangelos Marinakis? Um grego que fez sua fortuna no setor marítimo com sua empresa, a Capital Maritime Group, e que, por tabela, é dono de alguns dos clubes mais tradicionais da Europa. Ele comprou o Olympiacos em 2010 e levou o time a um domínio absoluto da Liga Grega. Em 2017, Marinakis virou o dono do Nottingham Forest, e o clube voltou à Premier League depois de 23 longos anos fora da elite do futebol inglês. E, claro, não podemos esquecer de mencionar o Rio Ave, de Portugal, que também entrou para o portfólio do magnata.
Mas, como bom personagem do futebol, Marinakis não é só admirado por sua competência. Ele é, digamos, um tanto polêmico. Já foi investigado por manipulação de resultados e até por corrupção de árbitros, embora tenha sido absolvido em ambas as situações. Ou seja, aquele tipo de cara que divide opiniões, mas não deixa ninguém indiferente. A pergunta que não quer calar é: será que o São Paulo vai se dar bem com esse empresário que tem tanto poder (e polêmica) no currículo?
O que vem por aí?
Por enquanto, o São Paulo e Marinakis continuam a negociação, e os detalhes da parceria ainda estão sendo definidos. O que sabemos é que a proposta envolve o empresário ganhando uma parte dos lucros com a venda de jogadores formados em Cotia, uma forma de retribuição pelo investimento que ele faria no clube. Agora, o que falta é a assinatura, e, quem sabe, o futuro do São Paulo ganhará um toque grego, com uma base mais forte e capaz de disputar, de igual para igual, com as melhores academias de futebol do mundo.
Quem sabe não surge por aí um novo fenômeno de Cotia, com o selo de Marinakis estampado no peito? Só o tempo dirá! E, enquanto isso, seguimos aguardando essa parceria, que promete dar o que falar – e quem sabe, colocar o Tricolor de volta ao topo!