Bahia alcança média histórica para Libertadores com atual aproveitamento

Ô, meu povo! Olha, o Bahia tá na luta e a gente tá junto! Rogério Ceni já avisou que o sonho é ter uma noite de Libertadores em 2025. Mas, apesar da fase instável — só uma vitória nos últimos seis jogos —, a boa nova é que o aproveitamento atual tá dentro da média histórica pra alcançar esse grande objetivo.
Depois de 27 rodadas, o Tricolor somou 42 dos 81 pontos possíveis, o que dá um aproveitamento de 51,8%. De acordo com a galera do Departamento de Matemática da UFMG, pra garantir a vaga na Libertadores, a meta é chegar a 67 pontos.
Pra isso, o Bahia vai precisar de mais 25 pontos nas próximas 11 rodadas, o que representa uma taxa de sucesso de 75,7%. É complicado, sim, porque a gente oscila fora de casa e ainda tem adversários diretos pela frente, como Flamengo, Cruzeiro, Vasco, Palmeiras e São Paulo. Mas calma, que tem outras contas pra facilitar a vida.
Se a gente chegar a 61 pontos, a UFMG calcula 95,4% de chance de classificar. Isso significa somar mais 19 pontos, com rendimento de 57%, que é quase o que estamos fazendo agora.
Outra coisa boa: historicamente, quem termina em 6ª posição tem uma média de 59 pontos. Então, mantendo o aproveitamento de 51,8%, o Bahia precisa de 17 pontos pra ficar nessa média e ter 76,9% de chance de classificar pra Libertadores. Até agora, o Tricolor tem 43,1% de chance de se classificar, segundo a UFMG.
E não para por aí! A abertura de novas vagas no Campeonato Brasileiro pode ajudar. Dependendo dos campeões da Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil em 2024, o G-6 pode virar G-7, G-8 e até G-9! Mas calma, o G-9 é improvável, nunca rolou na Série A. O G-8, no entanto, já aconteceu quatro vezes: 2017, 2020, 2021 e 2022, e a média de pontos pra isso é de 58. O Bahia só precisaria somar mais 16 dos 33 pontos em disputa, com rendimento de 48%, que é menos do que temos agora.
Então, é isso, meu povo! Cabe ao Bahia fazer a sua parte dentro de campo. Vamos apoiar o Tricolor e ficar de olho no jogo desse domingo (18h30, horário de Brasília) contra o Criciúma, na nossa Casa de Apostas Arena Fonte Nova. É hora de mostrar que o coração é tricolor e a fé é inabalável! Vamos pra cima!